Com Show de Horrores do Sistema Defensivo, Grêmio Perde para o Atlético Mineiro e Sai do G4 do Brasileirão.
Ontem, 26/11, o Grêmio voltou a campo após a pausa no Campeonato Brasileiro por conta da Data FIFA. A equipe gremista enfrentou o Atlético Mineiro fora de casa, e esse jogo era apontado por muitos torcedores como o maior desafio na reta final do campeonato.
O técnico Renato Portaluppi não contava com Villasanti e Bruno Alves (jogadores que haviam atuado na partida contra o Corinthians e foram suspensos), além de peças importantes como Pepê, Geromel e o lateral João Pedro, que estão lesionados. Por isso, Renato foi obrigado a fazer alterações na escalação. Novamente, ele optou pelo esquema com três zagueiros, tendo como principal novidade Gustavo Martins, e Ronald fez a dupla de volantes com Felipe Carballo. Galdino também iniciou como titular novamente.
O Grêmio iniciou a partida bem focado, pressionando o adversário e criando oportunidades. Assim também foi o início do segundo tempo. Mas com falhas grotescas do sistema defensivo (principalmente do lado esquerdo de defesa), sofremos mais uma derrota amarga. O três a zero para o Atlético poderia ter sido muito pior, porque fomos massacrados pelo adversário, que após o terceiro gol, passeou em campo, com direito a olé do torcedor.
O primeiro gol do galo saiu de um chute de primeira de Guilherme Arana ainda no primeiro tempo. Na segunda etapa, Renato desmanchou mais uma vez o esquema com três zagueiros para tentar mudar a história da partida, e com uma habilidade fantástica de Nathan Fernandes, um fio de esperança surgiu aos olhos do torcedores gremista, mas Zaracho marcou o segundo gol; e Hulk, que já fazia o que queria com a defesa do Grêmio e deu a assistência para o gol de Zaracho, deixou o dele e fechou a conta.
Mais uma vez após uma pausa extensa do Brasileirão, vimos uma atuação constrangedora do Grêmio, e na partida de ontem, o torcedor confirmou coisas que já sabíamos há muito tempo. Falei muitas vezes ao longo do ano que Gabriel Grando não é um goleiro seguro e que tem muito a evoluir, e novamente ele não deu amostras de melhora. Após a partida, muitos torcedores nas redes sociais se questionavam o motivo pelo qual Grando ainda é titular do Grêmio. Outro jogador que mais uma vez teve um desempenho constrangedor foi Reinaldo. Carballo também não deu sinais de melhora; aliás, a minha expectativa em relação a esse jogador não foi superada, assim como Cristaldo não superou as expectativas de grande parte dos torcedores.
A situação do time era tão ruim que nem Suárez conseguiu apresentar ao menos um pouco do seu futebol.
O único ponto positivo da partida foi a entrada de Nathan Fernandes, que criou ótimas oportunidades, mas com as alterações feitas por Felipão, foi neutralizado e não conseguiu ser efetivo após os vinte minutos da segunda etapa.
Na próxima quinta-feira, 30, o Grêmio enfrenta o Goiás, na Arena, e precisa obrigatoriamente vencer, pois com a derrota para o galo, perdemos nossa posição no G4 do Campeonato.
O que mais desejo, além da vitória, é que essas questões defensivas sejam corrigidas, começando principalmente pelo gol. Caique "deve" ganhar oportunidades nos jogos finais, para que não terminemos o campeonato com sessenta gols sofrido. E pensando a longo prazo, para 2024, a contratação de um goleiro é essencial. Se quisermos brigar por algo grande, Grando não pode ser titular.
Comentários
Postar um comentário