O Empate entre Fortaleza e Grêmio.
No último sábado, 30/09, Grêmio e Fortaleza se enfrentaram na Arena Castelão, no Ceará. O Fortaleza, visando a semifinal da Copa Sul-Americana, poupou totalmente seus titulares; E o Grêmio precisava da vitória para diminuir a distância para o líder e ultrapassar momentaneamente, quem sabe, o Palmeiras na tabela de classificação.
Naturalmente, a expectativa do torcedor era de ver um Grêmio que se aproveitasse das condições do adversário para vencer a partida, mas o que vimos foi o oposto.
O início do Grêmio foi como se esperava, inclusive com bola na trave em uma cobrança de falta de Suárez antes dos cinco minutos de jogo. Porém, após os dez minutos do primeiro tempo (se mantendo assim durante todo o restante da partida) o Fortaleza dominou completamente as ações.
No final do primeiro tempo, dois pênaltis foram marcados, um para cada lado. O Fortaleza converteu sua cobrança com Thiago Galhardo, e poucos minutos depois, Cristaldo acabou desperdiçando para o Grêmio. Ele bateu a penalidade e acabou escorregando, ocasionando a anulação da cobrança, a qual ele isolou.
Na segunda etapa, Suárez (que já vinha tentando de todas as formas marcar um gol na partida) deu ao Grêmio o gol de empate e um ponto fora de casa.
É óbvio que somar pontos fora de casa é importantíssimo, mas o que frustrou o torcedor foi o fato de o Grêmio ter perdido, novamente, pontos fora de casa que estavam praticamente ganhos.
O retrospecto fora de casa da equipe gremista não é nem um pouco positivo; Se dentro da Arena o Grêmio tem uma das melhores campanhas como mandante, fora dela somos um dos piores visitantes. A última vez que vencemos fora de casa foi à três meses, na vitória contra o Bahia.
O mau resultado do sábado influenciou por alguns aspectos, mas acredito que o principal foi a perda de qualidade no meio-campo com a ausência de Villasanti. Mesmo com a entrada de Ronald na segunda metade da partida, o desempenho continuou ruim.
No próximo domingo, 08, disputamos o último clássico Grenal de 2023, no Estádio Beira Rio. O Grêmio precisa vencer para continuar sonhando com chances de título, porque as coisas no topo de cima do Campeonato estão bastante emboladas.
É importante que, tanto os jogadores quanto a comissão técnica tenha em mente que se quisermos brigar pelo título, precisamos melhorar consideravelmente os nossos desempenhos fora de casa, pois perdemos muitos pontos que não davam para serem perdidos, contra times que brigam para não cair. Essa mudança já deve começar pelo Grenal, que é outro jogo, é verdade, mas não pode se repetir essas atuações vexatórias que o time apresenta.
Comentários
Postar um comentário