A Vitória do Grêmio sobre o Flamengo.
Na última quarta-feira, 25/10, o Grêmio enfrentou o Flamengo na Arena. O duelo era extremamente difícil, tendo em vista que o time rubro-negro vinha embalado sob o comando do técnico Tite, com duas vitórias seguidas, e o Grêmio vinha de uma sequência de maus resultados (um ponto ganho em doze disputados).
O técnico Renato Portaluppi mudou a escalação novamente, mas não alterou o esquema tático que foi derrotado pelo São Paulo no último jogo. Os três zagueiros foram mantidos, com o retorno de Geromel, que foi poupado contra o São Paulo. Reinaldo, suspenso no jogo anterior, retornou à equipe. Villasanti e Pepê compuseram o meio de campo, e Besozzi, Galdino e João Pedro Galvão (que retornou de lesão) formaram o ataque. JP Galvão substituiu Suárez.
Como já se esperava, o Flamengo começou dominando as ações, e logo com um minuto de partida, teve sua primeira grande oportunidade. Ao longo do primeiro tempo, o Grêmio teve alguns minutos de um bom futebol, conseguindo se defender e criando chances de gol.
No intervalo de jogo, Renato tirou Lucas Besozzi e colocou Ferreirinha, que tinha uma certa desconfiança do torcedor após a péssima atuação contra o Athletico Paranaense.
Renato também colocou na equipe, ao longo da segunda etapa, Cristaldo, Nathan Fernandes e André.
O gol de empate veio num erro do Flamengo, no qual Villasanti se aproveitou e deu a assistência para Ferreira marcar um golaço. Com assistência de Cristaldo, Nathan fez o gol da virada e mais uma vez, Villasanti deu passe para o gol de André.
O Flamengo descontou em uma cobrança de falta, e os minutos finais foram dramáticos, mas o tricolor se fechou e conquistou a vitória que o recolocou no G6 do Brasileirão.
Desde 2018 o Grêmio não vencia o Flamengo dentro da sua casa. A última vitória havia sido no Brasileirão daquele ano (um dois a zero, com gols de Marinho e Jael).
Em geral, o Grêmio não vencia os rubro-negros desde 2021, quando venceu no Maracanã por um a zero, e nos confrontos diretos de 2023, perdemos todos até aquele momento.
Sem Suárez e com as expectativas baixíssimas, o torcedor viu uma atuação surpreendente, com muita entrega por parte dos jogadores. Tomamos dois gols em lances isolados da partida: o primeiro em uma felicidade gigantesca de Everton Cebolinha (ex-Grêmio) e o segundo em uma cobrança de falta muito bem feita). O que mais me deixou feliz foi o fato de termos lutado a todo momento e termos aproveitado os erros do adversário, que, em particular contra o Grêmio, são raros de acontecer.
Se tecnicamente o jogo não foi bom, em termos de resultado foi maravilhoso para nós! Voltamos ao G6 e a confiança do torcedor está em alta, pensando nas próximas partidas.
No próximo sábado (28/10) o Grêmio enfrenta o América Mineiro; e na próxima quarta-feira, (1º/11) enfrenta o Coritiba: ambos jogos fora de casa.
Apesar de o Grêmio não ter um bom aproveitamento fora de casa, esses jogos são excelentíssimas oportunidades para mostrar ao torcedor que o time irá lutar pelo objetivo maior: a vaga direta à Libertadores. Um detalhe bem importante de ressaltar sobre as vagas para a competição mais importante do continente é que se o Fluminense conquistar o título, abre-se mais uma vaga no Campeonato Brasileiro, o que vai deixar a disputa, de certa forma, mais fácil. Mesmo assim, é fundamental que o foco de todos os jogadores e comissão técnica esteja em ficar lá no topo, que é o lugar que devemos estar em todos os momentos. As oscilações vem, e isso é natural em todos os clubes do mundo, porém, nestes próximos dois jogos, precisamos dar o nosso melhor para vencer o lanterna e o vice lanterna do campeonato, ainda que os jogos sejam fora da Arena.
O América, nosso próximo adversário, faz gol em todos os jogos, porém é o time que mais sofreu gols. Portanto, espero ver um Grêmio jogando sem maiores dificuldades e se aproveitando das fragilidades do adversário para conquistar os três pontos e ficar mais perto do grande desejo do torcedor, a classificação de forma direta para a Libertadores!
Comentários
Postar um comentário