A Derrota do Grêmio para o São Paulo.
No último sábado, 21/10, o Grêmio enfrentou o São Paulo, fora de casa, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Com uma atuação ruim mais uma vez, o Grêmio perdeu por três a zero, e alcançou a marca de três jogos sem vencer no Brasileirão.
O técnico Renato Portaluppi fez algumas mudanças em relação ao último jogo, colocando jovens da base na lateral esquerda e no meio-campo.
O esquema tático foi alterado, no intuito de ter mais controle defensivo, mas, como já aconteceu em alguns jogos do Grêmio nesse campeonato, os três zagueiros não deram certo novamente.
Logo após o primeiro golo do São Paulo, Renato colocou Nathan Fernandes, outro jovem da base, no lugar de franco Cristaldo.
Ao longo da primeira etapa, tivemos pouquíssimas oportunidades, e no segundo tempo, acabamos tomando mais gols e não conseguimos efetividade em ambos os sistemas (ofensivo e defensivo). Renato até tentou desmanchar o esquema de três zagueiros, mas não obteve sucesso.
Com mais essa péssima atuação, o Grêmio continua sendo uma das piores defesas do Campeonato, com quarenta e um gols sofridos em vinte e oito partidas, estatística que, particularmente, me assusta muito.
Com a derrota e os resultados da rodada, também perdemos nossa posição no G4. No momento, o Grêmio é sexto, com os mesmos quarenta e quatro pontos.
Outro ponto que chama atenção, porém fora de campo, é a entrevista coletiva do técnico Renato, que tem muitos pontos incômodos aos ouvidos do torcedor. Destaco, principalmente, o início da entrevista, em que ele afirma que a má fase do Grêmio, entre outros aspectos, se dá pela falta de tempo para treinar.
Se repararmos bem, e não é difícil reparar esta questão, viemos de duas paralisações bastante longas do campeonato por causa das datas FIFA. E me pergunto: como não há tempo para treinar?
O vice presidente de futebol, Antônio Brum, também concedeu entrevista coletiva após o término do jogo, e afirmou que Renato segue no cargo, e que a diretoria não analisou nenhum nome para substituí-lo.
Na próxima quarta-feira (25), o Grêmio tem um desafio enorme pela frente... Enfrentaremos o Flamengo, que vem de duas vitórias seguidas sob o comando de seu novo treinador, Tite. O jogo acontece na Arena, as 21h30.
Para esta partida, não contaremos com nosso principal jogador: Luis Suárez recebeu o terceiro cartão amarelo e está suspenso.
É difícil projetar um confronto um tanto desigual, tendo em vista o desempenho do Grêmio nos últimos jogos e o próprio retrospecto dos confrontos contra o Flamengo, em que se vê uma superioridade muito grande da equipe carioca.
O que, certamente, o torcedor mais deseja, é ver imediatamente uma mudança de postura do time, e que se essa mudança imediata não acontecer, é fundamental que a diretoria se reúna com a comissão técnica e organize as ideias, porque o objetivo máximo para o restante do campeonato é alcançar a vaga direta para a Libertadores, e precisamos de foco total neste objetivo, o que, no momento, não está acontecendo por parte dos jogadores e comissão técnica.
Comentários
Postar um comentário