Em um Jogo Maluco, Grêmio e Corinthians Empatam em 4x4, com um Erro Gravíssimo da Arbitragem.
Ontem, 18/09, na Neo Química Arena, Corinthians e Grêmio disputaram um jogo atrasado da décima quinta rodada do Campeonato Brasileiro. Na partida mais movimentada do campeonato até aqui, Corinthians e Grêmio empataram em quatro a quatro, em um jogo que ambas as equipes precisavam vencer: o Corinthians para se afastar da zona de rebaixamento; E o Grêmio para diminuir a distância para o Botafogo, o que não conseguiu fazer na partida diante do Bragantino na última quinta-feira.
O técnico Renato Portaluppi fez somente duas mudanças no time que foi derrotado para o Bragantino. Carballo não atuou por questões físicas, e deu lugar a Natan (que não vinha dando boas respostas e não jogava desde o dia 06 de agosto, na derrota para o Vasco) e o lateral João Pedro deu lugar a Fabio, que também não jogava há algum tempo.
O início do Grêmio foi muito promissor, tanto que abriu dois a zero: gols de Natan e Cristaldo. Mas, nos minutos finais do primeiro tempo, o time se desligou e sofreu a virada em cinco minutos; Fábio Santos descontou de Pênalti, Lucas Veríssimo empatou e Yuri Alberto marcou o gol da virada do Corinthians.
No intervalo da partida, Renato tirou Natan e Cristaldo, colocando Everton Galdino e Ferreira, e novamente, o início do Grêmio na segunda etapa foi muito bom. Galdino fez o gol de empate, e o quatro a três veio de um gol de bico de Luis Suárez, que marcou seu primeiro gol fora de casa nesse Brasileirão. O Corinthians empatou de novo, dessa vez com Giuliano.
No final do segundo tempo, um pênalti a favor do Grêmio não foi marcado, deixando, assim, o espetáculo empatado, porém o manchando com um erro muito, muito grave.
No lance, Yuri Alberto claramente está com o braço ampliado, e a bola bate em seu braço (o que, pela regra, é pênalti). Mas o árbitro Wilton Perreira Sampaio, e o Var (Emerson de Almeida Ferreira) não interpretaram assim e não marcaram a penalidade.
O erro foi tão grave que a CBF reconheceu que o pênalti deveria ter sido marcado, e afastou o árbitro de campo e o de vídeo.
Além disso, como de costume, a entidade também disponibilizou o áudio do Var, e o que choca ainda mais é que, segundo o árbitro de vídeo, o braço está em posição natural (posição de bloqueio) e sem nenhuma intenção.
Em lances iguais ou semelhantes a este, já vimos muitas vezes penalidades sendo marcadas. Por que o mesmo não aconteceu ontem? O que torna a situação mais grave é que, provavelmente, se fosse ao contrário, o pênalti teria sido marcado. E mais: Wilton Sampaio é árbitro de duas Copas do Mundo, e cometer um erro desta proporção não é coisa que um árbitro de Copa do Mundo pode fazer.
Infelizmente, erros da arbitragem durante os jogos se tornaram banais no futebol no Brasil, e é importante que a CBF tome as devidas providências em relação aos responsáveis pelos erros, assim como foi feito nesse caso.
Na próxima quinta-feira, pela vigésima quarta rodada do campeonato, o Grêmio tem um confronto direto, contra o Palmeiras. O jogo acontece na Arena, às 21:30.
Para essa partida, o tricolor não conta com Kannemann, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Em relação a Renato Portaluppi e Reinaldo, julgados pelo STJD na última sexta-feira, o Grêmio conseguiu um efeito suspensivo, e até que este termine, os dois seguem com o time normalmente.
O Palmeiras é uma equipe muito forte, dentro e fora de casa, e me preocupa bastante o fato de o Grêmio, de novo, estar sofrendo defensivamente. Espero que vejamos o Grêmio se impondo e fazendo um enfrentamento de igual para igual com o Palmeiras, já que a diferença da equipe jogando dentro e fora da Arena é gritante.
Comentários
Postar um comentário