A Demissão da Técnica Pia Sundhage, o Anúncio de Arthur Elias e a Primeira Convocação do Novo Treinador da Seleção Brasileira Feminina.

Na última quarta-feira, 30/08, a CBF anunciou a demissão da técnica Pia Sundhage cerca de um mês depois da eliminação precoce na Copa do Mundo da Austrália e da Nova Zelândia.

Junto com a treinadora sueca de 63 anos, deixaram a seleção brasileira seus auxiliares e sua observadora técnica, todos também suecos.

Pia tinha contrato com a CBF até o final dos jogos olímpicos de Paris, em agosto de 2024, mas após o fracasso na Copa do Mundo, a confederação brasileira de futebol optou pela saída da treinadora. A saída de Pia faz parte de uma ampla reformulação do futebol feminino na CBF. Após a Copa, houveram demissões em toda a comissão que compunha a equipe responsável pela seleção, incluindo as divisões de base.

Desde agosto de 2019 à frente da equipe, Pia deixou o cargo com cinquenta e sete jogos disputados (trinta e quatro vitórias, dez derrotas e treze empates). Sua última partida sob o comando da seleção brasileira foi o empate em zero a zero com a Jamaica na última rodada da fase de grupos da Copa, que decretou a eliminação do Brasil no mundial.

Além do fracasso na Copa, o Brasil foi eliminado nas quartas de final dos Jogos Olímpicos de Tokio, em 2021. Pia vinha de três finais olímpicas consecutivas (duas com os Estados Unidos, em 2008 e 2012, as quais conquistou o ouro, e uma com a Suécia em 2016, levando a medalha de prata).

O único título da treinadora sueca foi a Copa América de 2022, o que deu ao Brasil a vaga nas olimpíadas de Paris.

Nos últimos testes antes da Copa, em abril, a seleção mostrou competitividade contra Inglaterra e Alemanha. O que surpreendeu a todos na Copa do Mundo foi a falta da competitividade contra uma adversária um pouco inferior (a Jamaica) e a falta de atenção na partida contra a França.

Pia também decepcionou bastante ao longo da Copa por suas atitudes. Na entrevista após a derrota para a França, a treinadora afirmou que as jogadoras "esqueceram do que havia sido combinado", quando foi perguntada sobre a desatenção da seleção nos gols franceses. Contra a Jamaica, a demora para para mexer provocou vários questionamentos entre os brasileiros.

A verdade é que em quatro anos, Pia tem mais fracassos do que bons desempenhos, e seguramente isso também influenciou em sua demissão. O título da Copa América, obviamente, foi importante, mas não foi suficiente, pois o Brasil é muito superior em comparação às outras seleções do continente. O desempenho no mundial foi o pior na história das copas, e em um grupo com Panamá e Jamaica, isso não pode acontecer. A França era a seleção com mais qualidade daquele grupo, e isso era inegável, mas com as jogadoras que tínhamos disponíveis, o que aconteceu foi difícil de acreditar.

O trabalho de Pia deixou muito a desejar, e sua demissão é seguramente justa considerando seu trabalho como um todo, que evidentemente não foi bom.

O anúncio de Arthur Elias e a primeira convocação do novo técnico da Seleção Feminina

Arthur Elias, técnico do Corinthians, vai substituir Pia Sundhage. Na última sexta-feira (01/09), além do anúncio do novo treinador, o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, também anunciou uma nova treinadora para a seleção sub20 (Rosana Augusto ).

O novo técnico do Brasil convocou trinta atletas para um período de treinamentos na Granja Comary (de 18 a 26 de setembro), já que a seleção não tem amistosos marcados.

Em suam entrevista coletiva de apresentação, Arthur disse que sua missão é trazer resultados a curto prazo, já nos Jogos Olímpicos. Ele tem contrato com a CBF até a Copa do Mundo de 2017.

Arthur Elias vem de um período de cinco anos à frente do Corinthians, os quais foram de muitas conquistas. Ele só deixará a equipe paulista após o término da Copa Libertadores, em outubro.

Entre as atletas chamadas, está Cristiane, jogadora de 38 anos que defende o Santos com grande destaque nesta temporada, e que não foi chamada por Pia para a disputa da Copa do Mundo.

Me agradou bastante o modo como a CBF comandou o processo de início de novo ciclo na seleção feminina. O trabalho de Pia já vinha sendo bastante questionado, e a demissão se tornou iminente. Agora, com um técnico que conhece bem o futebol feminino brasileiro, essa nova etapa se inicia com grande expectativa, pois com a experiência de Arthur Elias, acredito que o futuro do Brasil está em boas mãos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nos Pênaltis e com Brilho de Rafael, São Paulo Conquista a Supercopa do Brasil.

O Empate Entre Grêmio e São Luiz.

Com Boa Atuação e Show de Soteldo, Grêmio Estreia em Casa com Goleada sobre o São José.