A Derrota do Grêmio para o Santos.
Ontem, 20/08, o Grêmio disputou a primeira partida válida pelo returno do Campeonato Brasileiro.
O tricolor enfrentou o Santos fora de casa, e perdeu de virada por dois a um. Ambas as equipes precisavam vencer (o Grêmio para retomar seu posto na vice liderança do Brasileirão, e o Santos para se distanciar um pouco do Z4). O Grêmio abriu o placar com cinquenta segundos do segundo tempo, com Cristaldo; O Santos empatou com Marcos Leonardo, e nos minutos finais de jogo, em um lance completamente esquisito, a equipe paulista conseguiu a virada.
O primeiro tempo não foi bom, pois o Grêmio não estava organizado e não criou chances, além de o Santos ter pressionado bastante, ficando muito com a bola.O time iniciou o segundo tempo jogando bem, e abrindo o o placar logo cedo. Parecia que a ida para o vestiário tinha ajudado a melhorar aquele desempenho medíocre do primeiro tempo.
Mas depois do primeiro gol sofrido e com as alterações feitas por Renato, tudo desandou de novo. O segundo gol do Santos é daqueles que não dá pra tomar de maneira nenhuma. Os jogadores simplesmente ficaram assistindo o Santos jogar.
A maioria dos jogadores estava completamente fora do ambiente do jogo. Ferreira, por exemplo, errou tudo o que tentou. Mas para mim, Renato errou muito, e foram erros que sinceramente, foram inaceitáveis!
Os reforços chegaram e não são aproveitados durante a partida, e colocar Galdino (jogador que voltou de lesão há pouco) como primeira opção é inacreditável. Quando Lucas Besozzi chegou, Renato o elogiou muito, dizendo que ele era "o jogador de velocidade que pediu", então por que ele não é utilizado? Iturbe não vinha jogando por questões físicas, mas já tem um tempo que ele está no clube. Não consegue jogar trinta minutos?
Fico me perguntando se esses atletas não rendem nada nos treinos ou fazem algo que não agrada o treinador, porque sinceramente não acredito que alguém com reforços no banco de reservas que jogaram pouquíssimos minutos e tem pouca idade opte por um atleta que não agrega em absolutamente nada ao time!
Pois bem, isso foi o que Renato fez ontem, e mais, com o jogo empatado, ele desmanchou o meio de campo e colocou Gustavo Martins, um zagueiro... Esses erros que o Renato comete são totalmente incompreensíveis. Alguém que realmente entenda o que é futebol seguramente não faria esses absurdos.
E para piorar, Renato em sua entrevista coletiva afirmou que o Grêmio jogou bem... É tirar o torcedor pra louco! Ou então ele não viu o mesmo jogo, porque o que o Grêmio fez ontem, para qualquer um que vê futebol, não é e nunca será "jogar bem".
Gostaria muito de uma mudança de trabalho para uma comissão técnica que tenha ideias do que realmente é o futebol moderno, mas sinceramente não me vem à cabeça nenhum nome para substituto de Renato. Portanto, sigo acreditando que dá para melhorar, mas vi vários erros que se repetem diversas vezes nos jogos, e a paciência já está acabando.
É óbvio que esse trabalho do Renato tem muitíssimos méritos: ele recolocou o Grêmio de volta ao seu lugar, ganhou dois títulos esse ano, foi semifinalista da Copa do Brasil e está na ponta de cima no Brasileirão. Mas esses erros me deixam muito indignada, porque são coisas que não se deve fazer. Por que colocar um terceiro zagueiro e desmanchar o meio-campo? Porque usar um jogador que não rende como primeira opção tendo reforços de mais qualidade no banco? São coisas que gostaria profundamente de entender.
No próximo domingo, o Grêmio enfrenta o Cruzeiro na Arena, e Renato não vai estar na beira do campo, por ter tomado um cartão vermelho por reclamação. Reinaldo também não vai poder jogar, porque tomou o segundo amarelo e consequentemente o vermelho.
Espero, de verdade, que essa semana sirva para que Renato ajuste e corrija tudo que é necessário na equipe, e que isso que aconteceu ontem, assim como nos jogos contra Goiás e Vasco, não se repita nunca mais nesse campeonato. Conquistar um ponto contra esses três adversários, que não estão bem no Campeonato, é algo que não dá jamais pra admitir.
Comentários
Postar um comentário