O Empate Entre Grêmio e Bragantino.

Ontem, 07/05, o Grêmio fez mais uma partida pelo Campeonato Brasileiro, contra o Bragantino na Arena. Mais uma vez, o desempenho foi muito ruim, como vem acontecendo nos últimos jogos.

Ficamos no empate com o Bragantino em três a três, mas o empate poderia ter se transformado em uma goleada da equipe paulista.

O Grêmio saiu na frente bem cedo no jogo, com um gol de Cristaldo, de pênalti. O Bragantino empatou poucos minutos depois, e dominou o restante da primeira etapa.

No segundo tempo, com as alterações feitas por Renato, o grêmio melhorou. Mesmo assim, o Bragantino virou com gol de Eduardo Sacha, ex-jogador do Internacional, com passagem mais recente pelo Atlético Mineiro.

O Grêmio empatou com Luisito Suárez, que desencantou depois de quatro partidas sem marcar e fez seu primeiro gol pelo Campeonato brasileiro. Viramos com Everton Galdino, que de novo foi decisivo em uma partida com a camisa tricolor.

O Grêmio segurava o resultado até os minutos finais, quando tomou uma pressão da equipe de São Paulo e sofreu o gol de empate aos quarenta e sete do segundo tempo, numa falha grotesca ou infantil de Diogo Barbosa, jogador que é muito contestado pela torcida há muito tempo.

Infelizmente, os desempenhos apresentados não são bons há pelo menos quatro partidas, e isso não agrada em nada o torcedor. Para colocar um pouco mais de "fogo" em tudo isso, o técnico Renato Portaluppi deu uma entrevista após o jogo que ao meu entender foi fortíssima.

Nas palavras do treinador "Na janela do meio do ano, o Grêmio precisa contratar dois ou três jogadores de velocidade se quer brigar por alguma coisa, senão, vai ser isto até o final do ano". Esse foi só um dos pontos de destaque dessa coletiva que me deixou bastante preocupada.

Além dessa fala, Renato afirmou que "Se o Grêmio não contratar jogadores, o torcedor não pode exigir que o time brigue pelo Brasileiro nem pela Copa do Brasil".

Se o torcedor já está desmotivado o bastante com os resultados que não são nada positivos, com essa entrevista, é difícil ter o mínimo de confiança.

Para piorar ainda mais nossa situação, nossa sequência de jogos é pesadíssima, começando pelo Palmeiras fora de casa na próxima quarta-feira. Temos que admitir que esse jogo deixa qualquer gremista apavorado, porque o desempenho do time dentro de campo é péssimo.

Voltando ao técnico Renato, acredito que foi bem insensato de sua parte dar uma declaração tão polêmica ontem. O Grêmio atravessou uma crise com um jogador recentemente e que teve fim há poucos dias, portanto, penso que foi desnecessário colocar a culpa do desempenho pífio do Grêmio na diretoria, que se empenhou e montou um elenco praticamente novo. Por que na final do Campeonato Gaúcho (o qual o Grêmio conquistou), o Renato deu parabéns a diretoria por remontar um time e agora diz que não podemos brigar pelas competições que disputamos com o elenco que temos?

Gosto de verdade do Renato por todas as alegrias que ele me deu e deu a todos os torcedores, mas não admito que um treinador pare na frente de um microfone e desmotive a torcida dessa forma. Infelizmente, nós não estamos lá dentro mas exigimos respeito, pois de certa forma, damos parte da nossa vida ao Grêmio.

Na próxima quarta-feira, temos um desafio dificílimo, pois o Palmeiras é muito forte em casa e goleou por cinco a zero o Goiás em seu último compromisso no Brasileirão.

O Grêmio precisa melhorar urgentemente, tanto dentro de campo como fora dele. Me refiro ao departamento médico que mencionei no artigo anterior. Não é possível que jogadores que estão quase prontos para retornar tenham novas lesões, como nos casos de Pepê, Carballo e Geromel.

Carballo teve um problema no Púbis e iria retornar junto com Pepê, Reinaldo e Breno na partida contra o Bragantino, mas ainda requer cuidados e levará algumas semanas para voltar a jogar. Pepê sentiu novas dores pouco tempo antes do jogo de ontem, por isso não retornou. O retorno de Geromel era previsto para Fevereiro, mas, nas próprias palavras do atleta, ele "Sentiu uma nova lesão (um edema) e retornará vagarosamente. O edema já está quase curado".

Reinaldo e Breno já retornaram como o previsto, mas a direção precisa estar muito atenta com todos esses casos, porque não é comum isso acontecer em outro clube, e vem acontecendo no Grêmio há pelo menos dois ou três anos.

Espero do fundo do coração que as coisas melhorem, porque não dá para continuar como estão. É difícil projetar o que vai ser desse Grêmio contra o Palmeiras, contudo, espero o mínimo possível de uma mudança de postura.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nos Pênaltis e com Brilho de Rafael, São Paulo Conquista a Supercopa do Brasil.

O Empate Entre Grêmio e São Luiz.

Com Boa Atuação e Show de Soteldo, Grêmio Estreia em Casa com Goleada sobre o São José.