A Vitória do Grêmio no Grenal 439 e o Caso mais Recente de Racismo contra Vinícius Junior.
Ontem, 21/05, foi disputada mais uma partida pelo Campeonato Brasileiro 2023. A sétima rodada da competição era recheada de clássicos, e entre eles estava o Grenal, considerado por muitos o maior clássico do futebol brasileiro e quem sabe mundial.
As duas equipes não vinham em bons momentos, e quem saísse vitorioso do clássico de número 439 ficaria em paz com seu torcedor.
Como dizemos aqui no Rio Grande do Sul, o Grenal arruma a casa do time vencedor e bagunça ainda mais a casa daquele que sai derrotado.
Assim como aconteceu no Campeonato Gaúcho desse ano, o Grêmio venceu o Internacional com uma atuação bastante agradável para o torcedor.
O Internacional teve mais posse de bola durante alguns momentos da partida, mas apesar disso e de ter criado algumas boas oportunidades, o Grêmio soube mostrar que estava jogando em seu território e venceu por três a um.
Antes dos dez minutos da primeira etapa, Luis Suárez abriu o placar para o imortal. Luisito marcou seu décimo quarto gol com a camisa tricolor, e esse último foi mais um dos golaços que o uruguaio fez jogando pelo Grêmio.
Ainda no primeiro tempo, Villasanti fez o segundo gol gremista, o que fez com que os torcedores respirassem aliviados no intervalo pela ótima atuação do time nos primeiros quarenta e cinco minutos.
Com poucos minutos de segundo tempo, Kannemann recebeu seu segundo cartão amarelo no jogo e acabou sendo expulso. Mesmo com um jogador a menos, o Grêmio conseguiu marcar seu terceiro gol. A assistência foi de Suárez (que estava em uma verdadeira noite de gala na partida), e o gol foi marcado por Bitelo.
O Internacional ainda descontou nos minutos finais, com Joni. Com essa vitória, o Grêmio está na décima posição na tabela do Campeonato com onze pontos.
Nosso próximo compromisso pelo Brasileirão é fora de casa, no próximo sábado (27 de Maio), contra o Athletico Paranaense.
Para essa partida, não vamos contar com o zagueiro Kannemann por causa da expulsão, e é muito provável que Bitelo seja preservado por conta de dores que o atleta vem tendo nas últimas semanas. Segundo o técnico Renato Portaluppi, há dois ou três jogos que Bitelo vem jogando com essas dores.
A gente fica muito empolgado com essa vitória, muito por ser contra nosso maior rival e pela atuação ter sido muito boa, mas o Athletico é um adversário bastante forte dentro da sua casa. Quero muito que a vitória e os três pontos venham, porque ambos são muito importantes para ganharmos algumas posições na tabela do campeonato, mas dependendo das circunstâncias do jogo, um empate também não é de todo ruim.
Agora, quero destacar um assunto bastante sério envolvendo um jogador brasileiro que atua na Europa. Ontem, na partida entre Valencia e Real Madrid pelo Campeonato Espanhol, mais uma vez, foi registrado crime de racismo envolvendo Vinícius Junior. Diversos torcedores do Valencia chamaram o atleta de "mono" (macaco em espanhol). O brasileiro registrou os xingamentos com o árbitro da partida, e identificou de onde eles estariam vindo.
Antes do final do jogo, houve uma confusão generalizada, onde jogadores do Valencia tentaram agredir Vinícius. Primeiro, o goleiro do Valencia tentou partir para cima de Vini e os dois discutiram. Ambos levaram um cartão amarelo.
Depois, um jogador do Valencia tenta agarrar o pescoço de Vinícius. O brasileiro acerta um tapa no jogador, e o árbitro o expulsa pela agressão.
O mais triste em toda essa história é que nenhuma providência foi tomada por parte da La Liga e da Federação da Espanha com relação a esses casos, que não aconteceram nem uma, nem duas, mas muitíssimas vezes.
O técnico do Real Madrid, em sua entrevista coletiva, deu prioridade às perguntas relacionadas a esse caso, e Vini escreveu em suas redes sociais críticas a La Liga por não tomar nenhuma atitude.
O presidente da La Liga respondeu ao jogador, dizendo que as críticas eram "exageradas".
Infelizmente, com nenhuma providência tomada, mais caminhos são abertos para que essa discriminação continue acontecendo. E a pergunta que fica é: até quando isso vai acontecer sem nenhuma punição?
Comentários
Postar um comentário