A Classificação do Grêmio para a Segunda Fase da Copa do Brasil.

Ontem, 1º/03, o Grêmio começou sua trajetória na Copa do Brasil. Ingressamos na primeira fase da competição, e jogamos contra o Campinense, da Paraíba, no Estádio Mané Garrincha.

Como já citei em alguns textos, o jogo era para acontecer no Estádio Amigão, em Campina Grande, mas o Campinense optou por vender o mando de campo para uma empresa de Brasília.

Esse jogo era um dos mais importantes do Grêmio no ano, se não o mais importante, por duas questões no meu ponto de vista. A primeira é pela tradição que temos nessa competição. O Grêmio é um dos maiores campeões da Copa do Brasil, com cinco títulos conquistados, e estamos em busca do sexto desde 2016, batendo na trave pelo menos três vezes: nas semifinais de 2017 e 2019 e na final de 2020, que aconteceu em 2021.

A segunda é, com certeza, o dinheiro que a competição oferece. Esse dinheiro é distribuído em três grupos: o grupo dos times da série A, o dos times da série B, e o dos times das séries C e D, juntamente com os times sem série. Os times do primeiro e do segundo grupos recebem um valor mais significativo. O Grêmio, só por ter passado de fase ontem, embolsou um milhão e setecentos mil reais.

Enfim, vamos falar do jogo agora. Vencemos a equipe paraibana por dois a zero, com gols de Cristaldo e Ferreira, que retornou após alguns jogos fora por lesão muscular.

O técnico Renato Portaluppi manteve a escalação que venceu o Novo Hamburgo na sexta-feira passada. A única diferença foi a presença de Villasanti no time, pois Felipe Carballo teve um desgaste físico, mas não é preocupação para o clássico Grenal.

Fizemos uma ótima partida, com muitas chances de gol criadas ( 24 no total, e dessas, 10 no gol ). Poderíamos ter vencido por um resultado mais expressivo, se não fosse o goleiro Otávio Passos, que fez grandes milagres.

Eu particularmente fiquei bastante surpresa quanto ao desempenho do goleiro do Campinense. Acho que ele foi um destaque inesperado da partida.

Apesar dos muitos erros de gol da equipe Gremista, o importante é que conseguimos passar. Agora, na segunda fase, vamos enfrentar o Ferroviário, do Ceará, em casa. A partida ainda não tem data definida, mas pode acontecer na semana dos dias 07 e 08 de Março, ou na semana dos dias 14 e 15.

Sobre nosso adversário, o Ferroviário se classificou para a segunda fase vencendo o Resende, do Rio de Janeiro, por dois a um na terça-feira, dia 28.

Com toda certeza, a expectativa do torcedor é gigante para a segunda fase. Se passarmos, receberemos dois milhões e cem mil reais, mas, o que move o torcedor gremista a sonhar com o hexa é o espírito copeiro do time com relação a esta competição.

Mas, agora, o nosso foco total está no próximo domingo, no Grenal 438. Para o jogo, temos algumas questões que serão respondidas somente uma hora antes da bola rolar: joga Vina ou Ferreira? Renato mantém Villasanti no time ou vai escalar Carballo?

Para mim, é um pouco difícil falar desses jogadores. Os quatro me agradam, mas, é claro, possuem características diferentes.

Provavelmente, teremos casa cheia na Arena no próximo domingo. Os ingressos estão esgotados. O torcedor se empolga, muito por conta de ser o primeiro clássico do ano, e também pela expectativa de, quem sabe, ver Luis Suárez balançar as redes. A única coisa que me indigna bastante é a questão de o jogo estar marcado para as 20:00. Acho que esse horário dificulta muito o torcedor que viaja do interior do estado à Porto Alegre. Acho que a Federação Gaúcha poderia ter marcado o jogo para as 16:00, como estava marcado inicialmente. Mesmo com o horário ruim, a expectativa é de ver a Arena pulsando fortemente.

Espero muito que possamos construir uma vitória tranquila, e que o clássico seja de paz, tanto dentro como fora de campo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nos Pênaltis e com Brilho de Rafael, São Paulo Conquista a Supercopa do Brasil.

O Empate Entre Grêmio e São Luiz.

Com Boa Atuação e Show de Soteldo, Grêmio Estreia em Casa com Goleada sobre o São José.