Resumo da Copa do Mundo 2022.

A Copa do Mundo Qatar 2022 se iniciou em 20 de Novembro, e terminou no domingo passado, 18 de Dezembro. O jogo de abertura da Copa foi um Qatar 0 x 2 Equador.

Essa Copa do Mundo é considerada como a "Copa das zebras", pois tivemos muitos resultados um tanto impressionantes. Um exemplo é a derrota da Argentina para a Arábia Saudita de virada na primeira rodada da fase de grupos.

Além das zebras, muitos resultados aconteceram pela lógica, ou melhor, pelo que era provável, como as goleadas de Inglaterra e Espanha na primeira rodada da fase de grupos.

Entre as seleções que não se classificaram para os mata-matas, estavam: Alemanha, Bélgica, o próprio Qatar, que não fez uma campanha nada boa, Uruguai, México, entre outras. Entre os classificados para as oitavas de final, estavam: o Japão, o Marrocos, que ficou em primeiro lugar no grupo F, vencendo Bélgica e Canadá na primeira fase, Holanda, Argentina, Espanha, França, Polônia de Lewandowski, o Brasil, etc.

Nas oitavas de final, tivemos jogos muito bons e jogos que foram vencidos com alguma facilidade pelos favoritos, como a vitória do Brasil sobre a Coreia do Sul por quatro a um, a vitória da Argentina sobre a Austrália por dois a um, a vitória da Holanda sobre os Estados UNidos por três a um, etc, mas também rolou uma zebra fantástica!

O Marrocos, que havia chegado ao mata-mata de uma forma invicta e, como foi citado anteriormente, em primeiro no seu grupo, jogara contra a Espanha, franca favorita para vencer o jogo. Mas, a gente pode tirar de lição que "O melhor nem sempre ganha". O Marrocos conseguiu amarrar a Espanha e levar a decisão para os pênaltis. O goleiro marroquino brilhou, defendendo duas cobranças, e o Marrocos conseguiu garantir uma vaga nas quartas da Copa.

Nas quartas, com certeza o que mais marcou a nós, Brasileiros, foi a eliminação da seleção nos pênaltis para a Croácia. Com um zero a zero no tempo normal, a partida foi para a prorrogação. O Brasil marcou um golaço com Neymar, mas, faltando quatro minutos para se encerrar o jogo, a Croácia conseguiu o empate, e venceu por quatro a dois nas penalidades. A seleção croata já tinha passado nos pênaltis nas oitavas, vencendo o Japão por três a um.

Além dessa eliminação dolorida, a Argentina se classificou para a semifinal vencendo a Holanda, também nos pênaltis, com uma atuação impecável do goleiro Emiliano Martínez.

A França venceu a Inglaterra por dois a um, e, de novo, o Marrocos se classificou, dessa vez, vencendo Portugal de Cristiano Ronaldo por um a zero. As semifinais da Copa estavam definidas: Argentina X Croácia e França X Marrocos.

A Argentina venceu com muita facilidade a Croácia por três a zero e a França bateu o Marrocos por dois a zero. As duas melhores seleções da Copa iam decidir quem seria tricampeã mundial. Com certeza, Marrocos mereceu aplausos de pé, porque a seleção marroquina fez uma campanha simplesmente "incrível" nesse mundial, sendo a primeira seleção africana a chegar em uma semifinal de Copa.

Com certeza, os brasileiros estavam esperando enfrentar a Argentina no mata-mata, e, quando os argentinos passaram pela Croácia jogando com tanta facilidade, eu me perguntei como o Brasil não conseguiu jogar contra os croatas.

No dia 18/12, França e Argentina fizeram um jogo "épico, fantástico, histórico, simplesmente incrível"! Acho que foi o melhor jogo de futebol que já vi na minha vida! No primeiro tempo, a Argentina dominou totalmente as ações, e ganhava de dois a zero, com um gol de pênalti do rei Lionel Messi e outro de Ángel Dimaría, que não era cotado para começar a partida, mas o técnico Lionel Scaloni apostou naquele que fez uma atuação impecável.

O técnico da seleção francesa mexeu na equipe aos quarenta minutos do primeiro tempo, para tentar mudar a história do jogo, e mudou mesmo. Na segunda etapa, a França buscou o empate e o conseguiu, com dois gols de outro rei, Kylian Mbappé, sendo um deles de pênalti. A final seria decidida na prorrogação.

O primeiro tempo de prorrogação foi com muitas chances perdidas para as duas seleções, e no segundo tempo, Messi colocou a Argentina na frente de novo. A essa altura, todos já imaginavam que a partida estava decidida com o gol de Lionel, mas Montiel cometeu um Pênalti e Mbappé empatou a partida. A maior final de Copa de todos os tempos ia ser decidida nas penalidades máximas. Naquele momento, eu conclui que os deuses do futebol não queriam que a copa terminasse tão cedo.

Os dois maiores jogadores de Argentina e França, Messi e Mbappé, começaram as cobranças, ambos convertendo seus pênaltis. Na segunda cobrança francesa, o goleiro Emiliano Martínez defendeu o pênalti de Coman e Dibala colocou a Argentina na frente. Tchouaméni desperdiçou para a França e Paredes marcou o terceiro gol da Argentina. Kolo Muani converteu a quarta cobrança da seleção Francesa e Montiel, que tinha cometido o pênalti do empate francês na prorrogação, fez o gol do título argentino.

No início da Copa, a Argentina já era contestada por perder de virada para a Arábia Saudita, mas a seleção se recuperou e chegou ao tri. Acredito que essa recuperação da Argentina também se deve muito ao seu torcedor, que apoiou a seleção desde o início. A França também fez uma campanha excelente, mas acho que o título ficou com quem realmente merecia.

A Copa do Mundo vai deixar muitas saudades, aliás, já está deixando, e tenho que confessar: a minha ficha ainda não caiu que essa copa é a última do gênio Lionel Messi.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nos Pênaltis e com Brilho de Rafael, São Paulo Conquista a Supercopa do Brasil.

O Empate Entre Grêmio e São Luiz.

Com Boa Atuação e Show de Soteldo, Grêmio Estreia em Casa com Goleada sobre o São José.