A Copa do Mundo de 2014.

A Copa do Mundo de 2014 foi a vigésima edição do mundial, aconteceu de 12 de Junho a 13 de Julho e foi realizada no Brasil pela segunda vez. O evento contou com a participação de trinta e duas seleções.

A Alemanha conquistou seu quarto título mundial, e a Argentina ficou com o vice campeonato. A Holanda ficou com o terceiro lugar e o Brasil terminou em quarto.

O artilheiro daquela edição foi o colombiano James Rodrigues, com seis gols marcados.

O melhor ataque da fase inicial foi da Holanda, com dez gols marcados. As melhores defesas foram da Bélgica, da Costa rica e México, com apenas um gol sofrido.

A maior goleada da Copa foi os sete a um da Alemanha em jogo contra o Brasil, em 8 de Julho de 2014.

Aquele mundial foi realizado pela quinta vez na América do Sul. O último mundial disputado no continente sul-americano antes daquela edição aconteceu na Argentina em 1978.

As seleções nacionais de trinta e um países avançaram através de competições de qualificação, que começaram em junho de 2011, para participar com o país anfitrião, o Brasil, no torneio final. Um total de sessenta e quatro jogos foram disputados em doze cidades de todo o Brasil em estádios novos ou reconstruídos, iniciando a copa com uma fase de grupos.

Nesta edição, a Alemanha sagrou-se campeã pela quarta vez, a primeira depois da reunificação do país, repetindo suas vitórias nas edições de 1954 , 1974 e 1990 . Foi a primeira vez que uma seleção europeia conquistou o título no continente americano. As quatro Copas do Mundo anteriores sediadas pela América do Sul foram ganhas por seleções sul-americanas.

De acordo com estatísticas da FIFA, esta foi a Copa mais poluente da história, mas, ao mesmo tempo, a mais sustentável. Os estádios construídos ou modernizados para a Copa adotaram tecnologias para aproveitar a água da chuva, fontes renováveis de energia e iluminação de baixo consumo energético.

Em uma conferência realizada na Cidade do Panamá , em setembro de 2014, e organizada pela FIFA, os representantes de quarenta e cinco federações afiliadas à Confederação de Futebol da América do Norte, Central e Caribe e à Confederação Sul-Americana de Futebol avaliaram o trabalho realizado na Copa como "o melhor futebol já visto na história dos Mundiais".

Em 3 de junho de 2003, a Confederação Sul-Americana de Futebol, (CONMEBOL) havia anunciado que Argentina , Brasil e Colômbia se candidataram à sede do evento. Em 17 de março de 2006, as confederações da CONMEBOL votaram de forma unânime pela inscrição do Brasil como seu único candidato.

Em 28 de setembro de 2006, o presidente da Fifa se encontrou com o então presidente Lula e disse que queria que o Brasil provasse sua capacidade antes de tomar uma decisão. O dia 7 de fevereiro de 2007 seria a data final para as inscrições, mas a FIFA antecipou o prazo para 18 de dezembro de 2006. No último dia para as inscrições, a Colômbia também se candidatou a sediar a Copa de 2014, mas o presidente da Fifa não apoiou a candidatura do país, e assim a Colômbia acabou por desistir de sediar o evento. Em 30 de outubro de 2007 a FIFA ratificou o Brasil como país-sede da Copa do Mundo de 2014. A escolha das cidades-sede ficou para o fim de 2008, mas acabou acontecendo em 31 de maio de 2009.

O Brasil não participou das eliminatórias para a copa, pois era o país anfitrião.

O sorteio da fase de grupos foi realizado em 6 de dezembro de 2013, na Costa do Sauípe, Brasil. As seleções classificadas foram divididas em oito grupos (A, B, C, D, E, F, G e H) de quatro países cada e separadas nos potes de acordo com o ranking da FIFA e suas respectivas confederações.

Como nos torneios anteriores, a FIFA distribuiu as seleções pelos potes de acordo com a sua condição geográfica e, portanto, as equipes de uma mesma confederação não poderiam ser sorteadas para o mesmo grupo, com exceção das seleções da UEFA, onde foi permitido um máximo de duas equipes dessa confederação por grupo.

Foram convocados vinte e três jogadores por seleção, sendo obrigatoriamente três goleiros. No total, setecentos e trinta e seis jogadores foram convocados nas trinta e duas seleções, sendo noventa e seis goleiros.

Nas oitavas de final, a seleção brasileira eliminou o Chile nos pênaltis e nas quartas, venceu a Colômbia por dois a um.

O jogo das semifinais entre Brasil e Alemanha , realizado no dia 8 de julho, ficou marcado pela esmagadora derrota sofrida pela equipe Brasileira contra a Seleção Alemã. A vitória da Alemanha, por incríveis sete a um, é considerada um dos resultados mais notáveis da história do futebol.

A partida ocorreu no estádio do Mineirão , em Belo Horizonte , e o termo Mineiraço surgiu por comparação com o Maracanaço, o outro desastre da Seleção Brasileira na Copa de 1950, também no Brasil.

No outro jogo das semifinais, a Argentina eliminou a Holanda nos pênaltis e disputou a final contra a Alemanha, a qual foi vencida pelos alemães. A Holanda venceu o Brasil e ficou com o terceiro lugar do mundial.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nos Pênaltis e com Brilho de Rafael, São Paulo Conquista a Supercopa do Brasil.

O Empate Entre Grêmio e São Luiz.

Com Boa Atuação e Show de Soteldo, Grêmio Estreia em Casa com Goleada sobre o São José.