A Copa do Mundo de 1982.

A Copa do Mundo de 1982 aconteceu na Espanha, entre os dias 13 de Junho a 11 de Julho, e contou com vinte e quatro participantes.

A Itália foi a campeã daquela edição. A Alemanha ocidental ficou com o vice campeonato, com a Polônia na terceira colocação e a França em quarto lugar.

Paolo Rossi, da Itália, foi o artilheiro da copa com seis gols.

Na fase inicial, a Hungria teve o melhor ataque da competição, com doze gols marcados. A Inglaterra teve a melhor defesa, com apenas um gol sofrido.

Aquela copa foi a primeira que contou com vinte e quatro seleções, entre elas muitas estreantes. No total, cento e cinco países participaram das eliminatórias.

A seleção brasileira, comandada por Telê Santana, com futebol ofensivo e goleador, conquistou a Espanha e encantou o mundo.

Jogadores como Leandro, Junior, Toninho Cerezo, Paulo Roberto Falcão, Zico, Sócrates, entre outros, apresentaram um futebol com muita técnica, toque de bola vertical, lindos gols e muitos artilheiros no mesmo time, marcando a história do futebol brasileiro como uma das melhores seleções de todos os tempos, mesmo não Conquistando o mundial.

Outras grandes seleções marcaram aquele mundial na Espanha: a França, de Michel Platini e outros jogadores de grande prestígio, a Alemanha Ocidental, a Argentina com craques campeões do mundo como Daniel Passarella, Daniel Bertoni e a promessa de super craque, "Diego armando Maradona", e do lado da seleção italiana, que havia deixado uma excelente impressão na Copa de 1978, o principal destaque foi Paolo Rossi, considerado "o carrasco do Brasil na copa".

Na fase de grupos, a argentina, então campeã mundial, decepcionou. Os chamados Portenhos estrearam contra a Bélgica, e perderam por um a zero, mas se classificaram em segundo lugar no grupo, ao vencerem a Hungria e El Salvador. A Bélgica ficava com o primeiro lugar no grupo.

No grupo da Alemanha Ocidental, ocorreu uma das maiores zebras da história das copas. A Argélia, estreante em Copas do Mundo, venceu os germânicos por dois a um. A seleção alemã, em seguida, goleou o Chile, e venceu sua irmã, a Áustria, por um a zero, no chamado Jogo da Vergonha.

Como o resultado classificava ambos os times, alemães e austríacos ficaram tocando a bola de um lado ao outro do campo, sob vaias e protestos do público.

Os argelinos, mesmo brilhantes, com duas vitórias em três jogos, acabaram eliminados.

A França perdeu por três a um para a Inglaterra na estreia, mas mesmo com uma campanha irregular conseguiu a classificação.

A Inglaterra, com futebol sem criatividade, mas objetivo, passou em primeiro lugar no grupo.

A Espanha, dona da casa, teve uma estreia decepcionante, dando indícios de que

não iria longe nessa copa. Empatou em um a um com a estreante Honduras, com um gol de pênalti no final da partida e ficou em segundo lugar, em um grupo que foi liderado pela Irlanda do Norte, que venceu seu jogo contra os espanhóis por um a zero.

Já o Brasil, grande favorito ao título, estreou contra a União Soviética. Foi um jogo duríssimo, com a defesa do Brasil falhando muito e diversos erros de arbitragem. Os soviéticos fizeram um a zero com uma falha do goleiro Valdir Peres. No Segundo tempo, com um gol lindo de Sócrates, o Brasil empatou. Aos quarenta e três minutos, a seleção Brasileira conseguiu a virada.

A copa de 1982 contava com um regulamento único. Como eram seis grupos de quatro times, e apenas os dois primeiros se classificavam, na segunda fase, doze times formaram quatro grupos de três times cada, de onde os campeões de cada grupo fariam a semifinal.

No grupo da França, a seleção de Michel Platini despachou a Áustria e a Irlanda do Norte. Já a Polônia voltava a fazer uma campanha célebre, como foi em 1974, eliminando a Bélgica e a União Soviética, ganhando um lugar na Semifinal.

A Alemanha Ocidental despachou a Espanha, que sonhava com o título inédito.

O grupo do Brasil contava com Argentina e Itália. Primeiramente, a seleção brasileira atropelou a Argentina, vingando-se de 1978. Nesse jogo, o então jovem Maradona não resistiu à incapacidade de reação da seleção Argentina e foi expulso ao desferir um verdadeiro golpe de arte marcial em Batista. No final, a seleção venceu por três a um.

A Itália jogou três jogos péssimos na fase de classificação, porém, na hora da verdade a mística da Azzurra incendiou a equipe, que disparou rumo ao tri campeonato. A seleção italiana venceu a Argentina por dois a um, depois viria um dos grandes jogos da Copa, para muitos, a grande partida, que definiu os rumos do mundial, e teve como destaque o "show de paolo Rossi no Sarriá".

A maioria dos torcedores brasileiros acreditava em uma vitória tranquila, pois a Itália só havia vencido um jogo na Copa, enquanto que o brasil tinha um aproveitamento de cem porcento.

Logo no início da partida, aos cinco minutos, ataque da Itália com um cruzamento vindo da esquerda e cabeceio do artilheiro Paolo Rossi, com a defesa do Brasil só assistindo ao lance.

Seguiu o jogo, e o brasil não se intimidou. Ainda no primeiro tempo, Zico se Livra do marcador, passa para Sócrates, que chuta colocado para empatar.

A Itália marcava forte a Saída de bola do Brasil, e Forçava o erro da seleção. Em uma reposição de bola do goleiro Valdir Peres, Toninho Cerezo fez um toque lateral para o meio, entre Luizinho e Falcão, o veloz paolo Rossi tomou a bola, encaminhou-se para o gol brasileiro e chutou forte, marcando dois a um para os italianos.

Mas o time canarinho ainda tinha todo o segundo tempo para empatar e se classificar. Foi no segundo tempo que o time de Telê pressionou o adversário, buscando o empate. Em um lance memorável, Junior saiu com a bola da lateral esquerda para o meio, tocou a bola para Falcão na entrada da área, Cerezo fez uma ultrapassagem que abriu a defesa da Azzurra, e falcão deixou tudo igual mais uma vez.

Aquele resultado era o suficiente para a classificação do brasil, mas o lance fatal viria logo em seguida: escanteio para a Itália, a bola sobrou na entrada da área, o chute é desferido e achou ele, Paolo Rossi, que matou o goleiro Valdir Peres, três a dois.

A Itália ainda teve um gol mal anulado, e o Brasil até tentou empatar, mas o goleiro experiente da Itália fez uma defesa espetacular.

Na decisão do Terceiro Lugar, a Polônia venceu a França por três a dois, e na Grande final, realizada em Madrid, a seleção da Itália, embalada pelas vitórias sobre a Argentina e o Brasil, venceu por três a um a Alemanha Ocidental, conquistando, assim, seu tri campeonato mundial.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nos Pênaltis e com Brilho de Rafael, São Paulo Conquista a Supercopa do Brasil.

O Empate Entre Grêmio e São Luiz.

Com Boa Atuação e Show de Soteldo, Grêmio Estreia em Casa com Goleada sobre o São José.