O Tetra Campeonato Mundial da Seleção Brasileira de Futebol.
O Brasil, que era treinado por Carlos Alberto Parreira, chegava a sua décima quinta participação em copas do mundo em 1994. A seleção brasileira é o único país a participar de todas as edições da copa.
Antes da Copa, fizemos uma série de amistosos com diversas seleções, entre elas, Argentina, Canadá e Honduras.
Foram chamados vinte e dois jogadores para a disputa da Copa, que foi realizada nos Estados Unidos. Entre eles, estavam Cafu, Taffarel, Dunga, Bebeto, Romário, entre outros que tinham grande prestígio.
A seleção foi para a disputa do torneio desacreditada por causa da difícil campanha nas eliminatórias.
Branco firmou-se como um dos principais jogadores daquela campanha rumo ao Tetra.
No primeiro jogo, a equipe brasileira venceu a Rússia por dois a zero, com gols de Romário e Raí.
Contra os camarões, Dunga lançou Romário e como ele fazia com frequência, ganhou a corrida com os zagueiros e venceu o gigante goleiro da seleção africana. Márcio Santos e Bebeto fecharam o placar em Três a Zero.
Contra a Suécia, as duas seleções jogaram com sistemas muito defensivos.
a partida ficou empatada em um a um, com os suecos saindo na frente e Romário empatando para o Brasil.
Diante de quase oitenta e cinco mil pagantes, Brasil e Estados Unidos jogaram no dia 04 de Julho, dia da independência Estadunidense. Se iniciavam os mata-matas.
A seleção norte-americana jogou em uma retranca poderosa, para levar a decisão para os pênaltis. O Brasil praticava o estilo Parreira, tocando a bola com paciência para encontrar uma brecha para a vitória.
Aos setenta e dois minutos de jogo, Romário viu Bebeto na área, rolou a bola para ele e, o jogador, com um toque mágico, colocou a bola no canto esquerdo do goleiro. A vitória foi suada, mas justa.
Havia uma expectativa maior no jogo das Quartas de Final contra a Holanda, devido a qualidade do adversário, mas o esperado só se concretizou no segundo tempo.
O brasil fez dois a zero em dois contra-ataques. No primeiro gol, Romário completou de bico o cruzamento de Bebeto. No segundo, Aldair deu passe longo para Romário, que serviu Bebeto.
Sofremos o empate nos doze minutos que restavam par acabar a partida.
O salvador da pátria foi o lateral esquerdo Branco, que sofreu uma falta e ele mesmo cobrou, dando a vitória ao Brasil.
Na semifinal contra a Suécia, de novo, os suecos vieram fechados como na primeira fase. Faltavam dez minutos e a Suécia sonhava com a decisão por pênaltis, até que Romário fez o gol que nos deu a classificação para a grande final contra a Itália.
A Itália jogou com um sistema mais defensivo, ao contrário do Brasil, que jogou com um sistema mais ofensivo. Acreditem se quiserem, mas a seleção chutou "Vinte e duas vezes" contra o gol da Itália. Já os italianos chutaram só "seis vezes".
A final foi para a disputa por pênaltis, embora o Brasil tivesse acreditado na vitória até o último minuto. Vencemos por três a dois. Com muita raça, Dunga fez o gol do título para a seleção brasileira, e Baggio meteu a bola para o alto. Brasil tetra campeão mundial.
Comentários
Postar um comentário