O Terceiro Título da Copa do Mundo de Futebol da Seleção Brasileira.
O Brasil, então Bi Campeão Mundial, ficara em primeiro lugar no grupo das eliminatórias para a Copa do Mundo de 1970, e estava na sua nona participação no torneio.
A equipe brasileira contava com jogadores de grande prestígio nacional e internacional, como Pelé, Tostão, Rivelino, entre outros, sendo eleita pela revista Word Soccer como a melhor equipe de todos os tempos.
A edição da Copa do Mundo daquele ano aconteceu no México, e a seleção, treinada por Mario Jorge Lobo Zagallo, ficou no grupo três da competição, juntamente com Inglaterra, Romênia e Tchecoslováquia, nossa adversária no título de 1962.
Fizemos uma primeira fase muito boa, assim como haviam sido nos títulos anteriores, e terminamos no primeiro lugar do grupo. Assim como a Alemanha Ocidental, vencemos todas as partidas que disputamos nessa primeira fase.
A fase de grupos da nossa seleção ficou marcada na história do futebol brasileiro por causa de muitos lances incríveis. Um exemplo deles é uma defesa considerada por muitos antológica do goleiro da Inglaterra na segunda partida dessa fase, partida esta vencida pelo Brasil por um a zero.
Nas quartas de final, vencemos o Peru por quatro a dois, com gols de Jairzinho, Rivelino e Tostão, que marcou duas vezes.
Na semifinal, contra o Uruguai, viramos o jogo e vencemos por três a um, com gols de Clodoaldo, Jairzinho e Rivelino. Essa partida também ficou marcada por mais um lance famoso de Pelé, no qual ele dá um drible de corpo no goleiro uruguaio e chuta para fora.
A grande final foi entre Brasil e Itália, e aplicamos uma goleada de quatro a um, com gols de Pelé, Gerson, Jairzinho e Carlos Alberto Torres, e, a seleção sagrou-se como a primeira tri campeã mundial de futebol.
Zagallo se tornou a primeira pessoa a vencer uma Copa como jogador e como treinador, e Pelé se tornou o primeiro e único jogador a ser campeão de três edições da Copa.
Comentários
Postar um comentário