O Título Mundial do Grêmio em 1983.
Dia onze de Dezembro de 1983. Meia noite no Brasil, meio dia em Tokio, Japão. Milhões de pessoas de olho na televisão, acompanhando a grande final do Mundial Interclubes da Fifa, entre Grêmio Football Porto Alegrense e Hamburgo, da Alemanha.
O tricolor chegava a decisão do Mundial pela primeira vez, e enfrentaria o forte Hamburgo, que era acostumado as grandes decisões e tinha como principal característica a calma e a frieza ao jogar.
Com este currículo gigante, o time alemão chegava como favorito para a conquista do título, mas o imortal não se intimidou e, aos trinta e oito minutos do primeiro tempo, abriu o placar com Renato Portaluppi.
Mas o Hamburgo também mostrou que queria vencer aquele jogo. O Grêmio tomou uma pressão intensa e, faltando quatro minutos para acabar a partida, os alemães empataram, forçando uma prorrogação.
Foi então que... O camisa sete gremista, Renato Portaluppi, brilhou mais uma vez, logo aos três minutos do primeiro tempo da prorrogação. Com muita garra, como o time costumava ser naqueles tempos, seguramos o resultado. Quando o juiz apontou o centro do campo, o imortal tricolor sagrou-se "campeão mundial interclubes". A partir daí, o Grêmio, que jamais se entregara ao Hamburgo, ficou conhecido por diversos lugares como um time valente e vitorioso.
Comentários
Postar um comentário