A Batalha dos Aflitos - 2005.

Em 26/11/2005, o Grêmio viveu um dos momentos mais marcantes da sua história. Naquele ano, o tricolor gaúcho jogava a Série B pela segunda vez. O último jogo foi disputado contra o Náutico, no Estádio dos Aflitos, em Recife, Pernambuco.

Enfrentamos muitas dificuldades naquele jogo, antes mesmo da partida começar, pois o Grêmio não pôde fazer o aquecimento no gramado.

Quando o jogo começou, a dificuldade ficou cada vez maior, pois a pressão era intensa, mas o imortal lutava com unhas e dentes. Se vencesse-mos o Náutico, ficaríamos com o primeiro lugar da competição, mas se empatasse-mos ou perdesse-mos, ficaríamos em segundo, ainda assim com o acesso a Série A.

Alguns minutos do primeiro tempo se passaram, e o árbitro Dijalma Beltrami marcou pênalti a favor do time pernambucano. Por sorte, a bola bateu na trave. Logo depois, o lateral esquerdo tricolor, o chileno Escalona, foi expulso.

No segundo tempo, o sufoco ficou gigante. O árbitro havia apitado outro pênalti a favor do Náutico. Nem dá para descrever aquela confusão, mas os jogadores Patrício, Nunes e Domingos, do Grêmio, foram "expulsos".

A inconformidade dos jogadores gremistas foi tanta que a penalidade quase não foi cobrada. Até a polícia teve que interferir. No fim das contas, Ademar, jogador do Náutico foi para a cobrança, e o goleiro tricolor, Galato, fez um milagre extraordinário defendendo o pênalti.

Os milhares e milhares de torcedores tricolores que acompanharam essa partida, apreensivos, só esperavam o fim do jogo. Até que uma coisa simplesmente "inacreditável" aconteceu. Anderson, com dezessete anos na época, marcou um gol para o imortal!

Aquele dia fica marcado na memória de todos que viram esse jogo ao vivo, pois tudo parecia perdido. Conseguimos o acesso a série A e o título da segunda divisão nacional. Essa história inacreditável só nos mostra o tamanho do Grêmio Football Porto Alegrense, que mesmo com sete jogadores em campo, fez uma façanha jamais vista no mundo do futebol.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grêmio Goleia Santa Cruz com Estreias e Atuação Espetacular de Pavón.

A Vitória do Grêmio sobre o Cuiabá.

Nos Pênaltis e com Brilho de Rafael, São Paulo Conquista a Supercopa do Brasil.