A Estreia do Grêmio na Temporada 2024.

No último sábado, 20/01, o Grêmio fez o primeiro jogo da temporada 2024, válido pela abertura do Campeonato Gaúcho. A partida aconteceu no estádio Centenário, em Caxias do Sul, contra o Caxias.

Nesse ano, o regulamento do Gauchão teve mudanças em relação aos campeonatos mais recentes. Se mantém os doze times que, primeiramente, jogam uma fase classificatória em turno único e com doze rodadas. Agora, o campeonato conta com uma fase a mais (as quartas de final) que será decidida em jogos únicos. Os times de melhor campanha tem a vantagem de decidir as partidas em casa, e o empate os favorece, ou seja, também dá a classificação àqueles que tiveram a melhor campanha. As semifinais e as finais são, como nos anos anteriores, em jogos de ida e volta, e a partir das quartas, passa-se a contar com a arbitragem de vídeo.

O primeiro jogo do Grêmio no ano não foi o que o torcedor esperava. Depois de fazer um primeiro tempo agradável aos olhos da torcida, o segundo tempo foi completamente dominado pelo Caxias, e o Grêmio perdeu, de virada, por dois a um.

Em vários momentos nesse ano, inclusive na entrevista coletiva de apresentação, a direção do Grêmio, através do vice de futebol Antônio Brum, falou sobre a importância da manutenção da base que conquistou o vice-campeonato brasileiro no ano passado. Porém, nessa partida contra o Caxias, vimos muito do que aconteceu em alguns momentos no ano passado, e é preciso sim renovar, até porque nesse ano temos um desafio maior pela frente: a Copa Libertadores.

Nessa partida no sábado, na primeira meia hora, vi muitas coisas positivas: a saída com os pés do goleiro Caique, o desempenho coletivo, as boas chances criadas, e principalmente a ótima atuação de Soteldo, uma das contratações do Grêmio para este ano. Porém, nos outros sessenta minutos de jogo e acréscimos, me pareceu que o time "cansou de jogar" e cometeu muitos erros que já irritavam o torcedor na temporada 2023.

Um exemplo bem claro é a falha grotesca do zagueiro Rodrigo Eli no segundo gol do Caxias. É regra básica no futebol não largar a bola nos pés do centroavante adversário, e foi exatamente isso que aconteceu. Caique errou na saída de jogo, Eli vacilou na frente do camisa nove do Caxias, que foi inteligente e eficiente ao marcar o gol da virada da equipe grená.

Porém, esse foi só um dos erros. As alterações do técnico Renato Portaluppi também não deram certo; nos minutos finais, o Grêmio jogou num 4-2-4 e errou muito...

Além dos destaques positivos no primeiro tempo que trouxeram uma boa impressão ao torcedor, os próprios gremistas presentes no Centenário, ao final da partida, não arredaram o pé do estádio e mostraram todo seu apoio ao tricolor. Na vitória ou na derrota, isso é amor!

Sobre reforços, antes e depois da partida, Renato informou que nos próximo dias, chegará um centroavante do qual tanto precisamos. Não dá, definitivamente, para seguir com João Pedro Galvão, que até iniciou a partida contra o Caxias de forma muito positiva, mas perdeu um gol inacreditável e sentiu o gol perdido. Nathan, o pescador, é outro jogador que me preocupa para o restante do ano. Ele é o reserva imediato de Cristaldo, porém não tem a mínima condição de vestir a camisa do Grêmio... Em resumo, a médio prazo, precisamos de jogadores que tornem o Grêmio uma equipe competitiva para a disputa da Copa do Brasil, do Brasileirão e principalmente da Libertadores, que é um sonho, agora distante, do torcedor, mas que torço para que se torne realidade. Mas, reforço que, sem novos jogadores e com os mesmos que nos trouxeram grande dor de cabeça em 2023, não vamos a lugar algum.

São só os primeiros jogos de 2024, temos que focar no Gauchão e na manutenção da nossa hegemonia no Estado, rumo a conquista do Heptacampeonato; na próxima quarta-feira, 24/01, o Grêmio faz sua estreia na Arena, contra o São José.

A expectativa é de ver um bom público, e espero que alguns dos problemas que vínhamos e ainda estamos enfrentando sejam corrigidos por Renato, apesar do pouco tempo para treinar durante a primeira fase de campeonato Gaúcho, mas torço para ver uma postura diferente do jogo passado, e que os primeiros três pontos venham com tranquilidade, segurança e bom futebol.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nos Pênaltis e com Brilho de Rafael, São Paulo Conquista a Supercopa do Brasil.

O Empate Entre Grêmio e São Luiz.

Com Boa Atuação e Show de Soteldo, Grêmio Estreia em Casa com Goleada sobre o São José.