A Classificação do Grêmio às Oitavas de Final da Copa do Brasil e o Caso Adriel.

Na Quinta-feira, 27/04, Grêmio e ABC fizeram a partida de volta da terceira fase da Copa do Brasil. O Grêmio tinha a vantagem, pois venceu o primeiro confronto por dois a zero, e podia perder até por um gol de diferença, o que acontecia até os quarenta e oito minutos do segundo tempo.

O Grêmio claramente entrou "seguro" com a vantagem construída em Natal, pois o desempenho do time em campo foi péssimo, especialmente no primeiro tempo, quando tomou o gol. Destaco também o desempenho de Luis Suárez, que de novo não foi bom. Ainda nos minutos iniciais da partida, ele errou em bola, e nesse jogo, alcançou a marca de três partidas sem marcar, o que ainda não tinha acontecido em sua passagem pelo Grêmio.

Na metade final de jogo, o Grêmio criou mais oportunidades. A única chance clara do ABC foi uma bola que bateu no travessão. O gol que sacramentou a classificação gremista para as oitavas de final saiu com Everton Galdino.

Inicialmente, a ideia do técnico Renato Portaluppi era preservar jogadores para a próxima partida do Brasileirão, contra o Cuiabá, mas isso não foi possível. O próprio Renato já estava irritado com o mau desempenho de seus comandados em campo, e foi obrigado a usar jogadores do time principal que estavam no banco de reservas.

Por conta da classificação, o tricolor embolsou mais 3,3 milhões de reais. Agora, os confrontos e os mandos de campo serão novamente definidos por um sorteio. Este acontece na próxima terça-feira (02/05), as 13 horas, na sede da CBF no Rio de Janeiro.

Todos os times ficam no mesmo pote nessa fase, portanto, o Grêmio poderá enfrentar times como Flamengo, Palmeiras, Fluminense, etc. Inclusive, a classificação para as Quartas poderá ser decidida em dois Grenais.

Me preocupa o fato de o Grêmio enfrentar times de série A na próxima fase, pois se já sofremos contra o ABC, o que dizer de desempenho quando enfrentarmos um "time grande"?

Os jogos de ida estão previstos para a segunda quinzena de maio. Antes disso, focamos no Campeonato Brasileiro, e nosso próximo confronto é fora de casa. Para esse jogo, Renato deve preservar alguns atletas dependendo de suas condições físicas. Provavelmente, o lateral João Pedro não vai compor a delegação que vai à Cuiabá, por conta de ter sentido uma lesão. Fábio será seu substituto.

Sobre outros atletas que estão no departamento médico, Pepê e Carballo devem voltar somente contra o Bragantino. Os dois ainda não estão cem porcento para o próximo domingo.

É muito importante vencer e conquistar os três pontos, para melhorar nossa situação na tabela de classificação.

Agora, vou falar de um assunto bastante importante, que movimentou o futebol gaúcho nos últimos dias. Como sabemos, o goleiro Adriel foi punido no último sábado por conta de uma entrevista concedida ao programa Paredão do Guerrinha, da rádio Gaúcha, em que o jovem revela estratégias da defesa do Grêmio em bolas aéreas.

A polêmica seguiu, com uma entrevista coletiva dada pelo técnico Renato na terça-feira. Na quarta, Adriel publicou um vídeo em suas redes sociais falando um pouco de sua trajetória, mas falando coisas como "Eu e minha esposa ficamos muito magoados pela forma como tudo aconteceu" e "eu quero ser punido pelos meus erros, não por minhas escolhas". O episódio mais recente aconteceu ontem, quando ele saiu vaiado do campo depois do jogo e deu um soco na porta do vestiário do Grêmio, lugar onde a imprensa estava para tentar conseguir uma palavra do jogador.

Eu lamento profundamente pela forma como tudo ocorreu. Acho que foi desnecessário o Adriel comprar essa briga com o Grêmio. Será que ele não podia simplesmente se manifestar em coletiva de imprensa, aceitar a punição e receber outra oportunidade mais para frente? Acho que seria o mais coerente a ser feito.

Eu realmente não sei se foi errado ou não a forma como tudo foi explícito ao torcedor, mas gostaria de deixar bem claro que estou do lado do Grêmio acima de tudo.

Hoje pela manhã, foi feita uma reunião para discutir o futuro de Adriel, e foi definido que somente o presidente Guerra falará sobre o tema. Não se sabe se ele vai ganhar uma chance no próximo jogo, nem se por ventura ele será vendido na janela do meio do ano, mas é muito triste que o clube tenha "perdido" um goleiro com tanto potencial, e que nos ajudou muito desde que ganhou a posição no time principal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nos Pênaltis e com Brilho de Rafael, São Paulo Conquista a Supercopa do Brasil.

O Empate Entre Grêmio e São Luiz.

Com Boa Atuação e Show de Soteldo, Grêmio Estreia em Casa com Goleada sobre o São José.