A Copa do Mundo de 1986.

A Copa do Mundo de 1986 aconteceu no México, de 31 de maio a 29 de junho.

naquele ano, a argentina conquistou o bi campeonato mundial. A Alemanha Ocidental ficou com o vice campeonato, com a França e a Bélgica ocupando o terceiro e quarto lugares.

Os melhores ataques da fase inicial da Copa foram da Dinamarca e da União Soviética, cada seleção com nove gols marcados. A melhor defesa foi do Brasil, com nenhum gol sofrido.

Aquela edição contou com vinte e quatro participantes, divididos em seis grupos de quatro times.

De cada grupo, os dois primeiros colocados se classificavam diretamente as oitavas de final.

Para completar as dezesseis seleções classificadas para as oitavas, os quatro terceiros colocados de melhor campanha conquistavam a vaga.

A copa de 1986 seria disputada na Colômbia, porém, os graves problemas econômicos desse país impediram os colombianos de serem os anfitriões do torneio.

A Fifa ofereceu a copa ao Brasil, aos Estados Unidos e ao Canadá em 1982, mas os governos desses três países recusaram.

Então, o Mundial foi aceito pelo México, escolhido em 1983 para sediar o torneio mais uma vez. Nem mesmo os terremotos um ano antes puseram em risco a realização da copa.

Diego Armando Maradona foi o melhor jogador da competição. Maradona deu cinco assistências, criou vinte e sete chances de gol e deu cinquenta e três dribles certos.

Os cinquenta e três dribles certos de Maradona são o recorde de um mesmo jogador na história das copas.

Os cabeças de chave da fase de grupos foram Alemanha Ocidental, Brasil, França, Itália, México e Polônia.

Mesmo retendo a base da seleção que teve bom desempenho em 1982, o brasil não tinha as mesmas expectativas por problemas como a saída do técnico Evaristo de Macedo, substituído por Telê Santana, o mesmo da copa anterior, e o corte do atacante Renato Portaluppi, que levou o lateral Leandro a desistir do torneio, além de diversas contusões entre o time que viajou para o México.

A seleção venceu todos os jogos da primeira fase, e nas oitavas de final bateu a Polônia por folgados quatro a zero.

Nas quartas de final contra a França, Careca, artilheiro da seleção com cinco gols, abriu o placar, e o capitão francês Michel Platini empatou.

Na segunda etapa, Zico errou uma cobrança de pênalti.

O jogo permaneceu empatado no restante do segundo tempo e na prorrogação. Na disputa por pênaltis, a seleção francesa venceu por quatro a três, com Sócrates e Júlio César errando suas cobranças.

A seleção portuguesa, que não participava de uma copa a vinte anos, ficou em último lugar em seu grupo e foi eliminada.

O jogo que, sem dúvida, foi o mais marcante dessa copa foi Argentina e Inglaterra pelas quartas de final. Diego Armando Maradona fez os dois gols da seleção Argentina, um deles, feito com a mão, é chamado "La Mano de dios", e o outro, é chamado de gol do século. A Argentina venceu por dois a um a seleção inglesa, e se garantiu na semifinal.

Na disputa do terceiro lugar do torneio, realizada em 28 de Junho, A França goleou a Bélgica.

Na grande final, que aconteceu em 29 de Junho, no estádio Azteca, os argentinos venceram a Alemanha Ocidental, e conquistaram seu segundo título mundial.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nos Pênaltis e com Brilho de Rafael, São Paulo Conquista a Supercopa do Brasil.

O Empate Entre Grêmio e São Luiz.

Com Boa Atuação e Show de Soteldo, Grêmio Estreia em Casa com Goleada sobre o São José.