O Segundo Título da Copa do Mundo de Futebol da Seleção Brasileira.

A edição de 1962 da Copa do Mundo marcou a sétima participação da seleção brasileira de futebol, e a conquista do nosso segundo título.

Aquela edição foi a primeira que o Brasil defendia o título de campeão.

A campanha brasileira foi marcada, principalmente, pelo destaque de Garrincha na fase final da copa e a lesão de Pelé na segunda partida da primeira fase contra a Tchecoslováquia.

O rei foi substituído por Amarildo, que com um desempenho surpreendente, terminou como vice artilheiro do torneio.

Como tínhamos conquistado a copa anterior, não disputamos as eliminatórias, pois o campeão já tinha a vaga assegurada junto com o anfitrião, que, naquele ano, foi o Chile.

A preparação para essa copa foi quase a mesma da copa anterior, que o Brasil conquistou. Ouveram poucas mudanças, tanto na comissão técnica quanto no time.

Na primeira convocação foram chamados vinte e três jogadores paulistas, vinte e três cariocas e dois gaúchos. Com esses jogadores, a seleção seguiu para Campos do Jordão para fazer exames clínicos.

Feitos esses testes, a delegação brasileira seguiu por duas cidades, no Rio de Janeiro e em São Paulo, para treinar.

Com essa série de treinamentos, foi-se decidido os vinte e dois jogadores que iriam para o Chile. Treze jogadores atuavam em clubes paulistas, e nove em clubes do Rio de Janeiro.

O Brasil estreou no dia trinta de Maio contra o México, e estreamos com vitória de dois a zero, com gols de Pelé e Zagallo.

Nossos dois adversários seguintes foram a Tchecoslováquia e a Espanha, e confirmamos a nossa vaga para as quartas de final.

Nas quartas de final, vencemos a Inglaterra por três a um, e na semifinal, construímos uma goleada de quatro a dois contra o Chile. Estávamos, novamente e pela segunda vez consecutiva, com o pé na final da Copa.

Na grande decisão, enfrentamos a Tchecoslováquia, no Estádio Nacional de Chile, na capital Santiago. O jogo aconteceu em 17 de Junho de 1962, vencemos por três a um, e conquistamos o Bi Campeonato.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nos Pênaltis e com Brilho de Rafael, São Paulo Conquista a Supercopa do Brasil.

O Empate Entre Grêmio e São Luiz.

Com Boa Atuação e Show de Soteldo, Grêmio Estreia em Casa com Goleada sobre o São José.