As Polêmicas Recentes da Arbitragem Brasileira.

Nas últimas semanas, a arbitragem do Brasil, novamente, virou alvo de discussão por causa das polêmicas que aconteceram, tanto na Copa do Brasil como no Campeonato Brasileiro.

Mesmo com o auxílio do Var ( arbitragem de vídeo ), que é uma tecnologia que serviria para ajudar os árbitros a terem uma melhor performance em campo, muitos erros, alguns bem graves, acontecem nas partidas.

O erro que foi mais destacado ao longo dessas últimas semanas foi no jogo entre Flamengo e Athletico Paranaense. Descrevi esse lance em outro texto, quando um jogador do Flamengo acertou só o pé do adversário e o juiz só deu cartão amarelo. O áudio do árbitro de vídeo desse jogo é, sem dúvidas, "revoltante", pois o árbitro que comandou o Var admitiu que ouve o contato, mas elogiou o juiz pela decisão de campo.

Além desse lance, muitos outros lances polêmicos ocorreram após esse, em jogos do Brasileirão. O presidente da Comissão de Arbitragem da CBF se manifestou e disse que "esses erros da arbitragem são lamentáveis".

Na semana passad, no Rio de Janeiro, começou a ser realizado um treinamento para os árbitros de campo e de vídeo, para tentar diminuir os erros que são constantes.

A arbitragem do Brasil erra muito, e não é de hoje. Já comentei diversas vezes sobre esse assunto, que muitas vezes nos revolta, porque os erros, na maioria dos casos, são absurdos e a favor de times de grande expressão do nosso país, como Flamengo, por exemplo.

Sobre esse treinamento, acho pouco provável que alguma coisa mude assim tão rápido, só com um treinamento. O que mais me incomoda nisso tudo, é que o presidente da Comissão de Arbitragem jurou mudanças, mas, até agora, continuamos na mesma situação. Espero que esse treinamento traga algum resultado positivo, mas acho bastante difícil.

Arbitragem é a área que menos entendo no futebol, até pela sua complexidade, mas mesmo assim, entendendo do assunto ou não, quando um erro sério acontece, nos revolta, porque queremos sempre uma partida de futebol que seja justa para os dois lados, mas, em vários casos, o lado mais forte prevalece, mas isso não deveria acontecer.

Ainda tenho esperanças de que, mais para frente, não tenhamos que criticar nossa arbitragem e que a justiça seja feita, independente do time que está jogando, e que nossa arbitragem seja não igual, mas em níveis parecidos com a arbitragem europeia, pois lá, vemos que as coisas são feitas da forma correta e o Var é usado de maneira certa. Sei que essa mudança vai demorar bastante para chegar aqui, mas espero que daqui a uns bons anos, nossa arbitragem seja inspiração para outros países.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nos Pênaltis e com Brilho de Rafael, São Paulo Conquista a Supercopa do Brasil.

O Empate Entre Grêmio e São Luiz.

Com Boa Atuação e Show de Soteldo, Grêmio Estreia em Casa com Goleada sobre o São José.