O Primeiro Título da Copa Libertadores da América do Grêmio em 1983.

De 03 de Março a 28 de Julho, o Grêmio disputou a Copa Libertadores da América de 1983, e construiu sua trajetória rumo ao seu primeiro título da competição.

A competição daquele ano contou com a participação de vinte e um times, e o Grêmio teve o melhor ataque, com treze gols marcados, enquanto que o posto de melhor defesa daquela libertadores ficou com o América de Cali, com apenas três gols sofridos.

Conquistamos nosso primeiro título da América em cima do todo poderoso Clube Atlético Peñarol, então tri campeão mundial.

A competição foi difícil, pois o tricolor enfrentaria vários adversários gigantes, como o próprio Peñarol, o Nacional do Uruguai, o Flamengo de Zico, além de Olímpia do Paraguai, Estudiantes da Argentina, entre outros.

Na primeira fase, estávamos na chave dois, com Flamengo, Blume, da Bolívia e Bolivar, também da Bolívia.

Se formos comparar a libertadores anterior, o grupo era relativamente fácil, pois no ano de 1982, estávamos em um grupo com Peñarol, São Paulo e Defensor Sporting.

O imortal terminou a primeira fase invicto, com cinco vitórias e um empate contra o Flamengo. Da primeira fase, partíamos direto para as semifinais, não em formato de mata-mata, como é atualmente, mas com duas chaves, cada uma contendo três equipes.

Ficamos no grupo um, juntamente com os fortes América de Cali, da Colômbia e Estudiantes de la Plata, da Argentina. No grupo dois estavam os temidos Nacional e Peñarol, os dois do Uruguai, além do Atlético San Cristóbal, da Venezuela.

O Grêmio começou vencendo o Estudiantes no Estádio Olímpico por 2 a 1. No segundo jogo, perdemos para o América de Cali por 1 a 0, mas vencemos no Estádio Olímpico cinco dias depois pelo placar de 2 a 1. Foi então que o imortal foi a Argentina enfrentar o Estudiantes de la Plata, em um jogo épico que ficou conhecido como "A Batalha de la Plata". O jogo, que terminou em 3 a 3, foi um dos mais memoráveis da história do tricolor gaúcho. depois de sofrer uma presão gigantesca em terras argentina, precisávamos de um resultado desfavorável dos Hermanos contra o América de Cali para seguirmos em busca do título inédito. O resultado veio, com um empate sem gols entre as duas equipes.

Pelo grupo B, o Peñarol conseguiu uma classificação invicta, seguindo para a final como favorito.

O primeiro jogo da decisão entre Grêmio e Peñarol aconteceu em Montevidéu, e terminou empatado em um a um.

O jogo de volta aconteceu no dia 28/07/2022 no Estádio Olímpico. O imortal tricolor, que enfrentara diversos gigantes com muita raça e bravura, venceu o "poderoso" e "temido" Peñarol por 2 a 1, com gols de Caio e Cézar, e conquistou sua primeira Copa Libertadores! Meses mais tarde, viria o título mundial em cima do Hamburgo da Alemanha.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nos Pênaltis e com Brilho de Rafael, São Paulo Conquista a Supercopa do Brasil.

O Empate Entre Grêmio e São Luiz.

Com Boa Atuação e Show de Soteldo, Grêmio Estreia em Casa com Goleada sobre o São José.